Publicados editais do Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde

Ascom Fepecs

 Pela primeira vez, são publicados editais para o doutorado profissional

 

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP/DF), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), publicou processo seletivo para a seleção de candidatos para os cursos que integram o Programa de Pós-Graduação em Ciências para a Saúde. Ao todo, são quatro editais publicados, sendo dois para o curso de mestrado e dois editais inéditos para o curso de doutorado profissional.

 

No que diz respeito ao doutorado profissional, um dos editais é direcionado a portadores de diploma de curso de graduação na área da saúde e/ou áreas afins e oferece seis vagas Já o outro, é focado para portadores de diploma de curso superior em enfermagem e oferta quatro vagas. Em ambos, é necessário apresentar diploma de mestrado na área da saúde e/ou áreas afins e existe a previsão de vagas para ações afirmativas.

A professora doutora e coordenadora do programa, Leila Göttems, explica que o doutorado profissional do Programa de Pós-graduação em Ciências para a Saúde foi apresentado a CAPES em janeiro de 2024, mas só obteve aprovação em fevereiro de 2025. “Essa será nossa turma inaugural. Este edital será para a seleção de 10 candidatos para a primeira turma e cada ano vamos publicar novos editais, sendo uma por ano”, destaca.

 

Ela lembra, ainda, que foram publicados dois editais para o doutorado, tendo em vista que “um deles está sendo apoiado pelo edital de fomento a pesquisa do Acordo CAPES- Conselho Federal de Enfermagem  (COFEN) e tem como objetivo estimular os enfermeiros a cursarem o doutorado profissional”. Assim, os profissionais poderão contar com o apoio financeiro para os custos do desenvolvimento dos produtos.

 

Mestrado

Os editais do mestrado profissional seguem a mesma estrutura dos editais do doutorado e também apresentam uma oportunidade diferenciada para os profissionais da enfermagem.  Tanto o edital direcionado para profissionais da área da saúde e/ou áreas afins, quanto o edital para enfermeiros oferece 10 vagas, sendo cinco para ações afirmativas.
 

É importante destacar que todos os candidatos deverão comprovar vínculo empregatício há pelo menos um ano com estabelecimentos de saúde da rede pública municipal, estadual, federal, com instituições filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), ou com instituições educacionais públicas, em atividades de assistência, gestão ou educação. No caso dos enfermeiros, é preciso também que  os profissionais possuam registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN-DF) e/ou no Conselho dos demais Estados da Federação que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

 

Inscrições e fases

As inscrições podem ser realizadas no período de 1º a 7 de setembro, no site da FEPECS. Os candidatos serão avaliados por meio de cinco etapas: análise de documentos exigidos, prova escrita, avaliação do anteprojeto de pesquisa, análise do formulário de pontuação de produção técnico-científica e prova oral.  É fundamental que todos os candidatos leiam atentamente o edital e sigam rigorosamente as instruções para validar a inscrição.

 

Além disso, o discente deve apresentar comprovante de proficiência em segunda língua estrangeira até o segundo ano contando a partir da matrícula. A previsão é que a homologação do resultado final do processo seletivo e a convocação dos candidatos sejam divulgados no mês de novembro.