Notícia Aberta
Laboratório de Simulação Realística é inaugurado com presença de autoridades do GDF
O espaço é uma parceria entre Fepecs e UnDF
Natalia Oliveira, da Fepecs
Uma manhã de emoção e sonho realizado: assim foi descrita a inauguração do Laboratório de Simulação Realística (LSR), nesta quinta-feira (18), na sede da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs). Reformado e equipado com recursos da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e da Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), o espaço conta com cinco ambientes: duas salas de debriefing, uma sala de comando e duas salas de procedimento, além de quatro modelos anatômicos de alta fidelidade – paciente adulto, gestante, criança e bebê.
Durante a solenidade de abertura do evento, ao se dirigir à plateia de servidores, docentes e estudantes, a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes se emocionou ao afirmar que “foi um longo caminho até a concretização desse laboratório, que parecia um sonho impossível de acontecer”. A gestora agradeceu “o trabalho e dedicação de todos que contribuíram para essa entrega, que é para a Fepecs, para a Escs, para a Secretaria de Saúde e para o SUS”.
À frente da Escs, a diretora Viviane Peterle narrou sua trajetória como docente da escola há 15 anos e destacou a dedicação dos profissionais e os bons resultados da instituição ao longo do tempo. "Nosso objetivo é evidenciar o trabalho realizado, assim como a potencialidade e os recursos que a Escs dispõe, mas também queremos abrir um diálogo para apresentar nossas evidências e mostrar que nós podemos fazer mais”, destacou. Para a diretora, “a metodologia adotada pela Escola é de caráter inovador no cenário nacional, referência para os novos cursos de medicina no Distrito Federal e em outras regiões do país. Os resultados obtidos confirmam essa qualidade, refletindo-se no desempenho da instituição com os melhores resultados apresentados no Enade em vários anos".
A reitora pro tempore da UnDF, Simone Benk, ressaltou o trabalho em conjunto como fundamental para a idealização do laboratório. Segundo ela, “o governo atual colocou pessoas diferentes para trabalhar juntas e isso é muito bom, pois o que vemos aqui hoje é fruto de anos de trabalho, um sonho plantado dentro da Secretaria de Saúde e que culmina na Universidade do Distrito Federal”. A reitora afirmou ainda que “a compra desses equipamentos só foi possível porque foi feita com muita parceria entre as instituições que querem transformar a realidades por meio de políticas públicas”.
Presente ao evento, o secretário de Saúde do DF, Juracy Cavalcante, definiu o laboratório de simulação realística como “uma ferramenta de extrema importância, tendo em vista que a evolução da saúde vem com o advento de novas tecnologias”. Médico de formação, o secretário reiterou que “a partir do momento que o estudante tem condição de treinar e esgotar as condições clínicas através de um simulador, nós temos condições de, na prática, reduzir números de intercorrências e eventos adversos".
O ápice da solenidade ficou por conta da vice-governadora do DF, Celina Leão, que quebrou o protocolo e deu voz aos estudantes Marcos Eduardo e Geovanna Chaves, presidentes dos centros acadêmicos de medicina e enfermagem. Empolgados, os dois estudantes ressaltaram a importância da metodologia, dos cenários de ensino e da experiência dos docentes da Escs, para uma formação diferenciada e de excelência. Logo após os discentes, a vice-governadora destacou em sua fala que “a educação é a mola de transformação de tudo, pois não teremos um país onde as pessoas se respeitam, respeitam a democracia, respeitam as divergências e as diferenças se não houver um olhar especial para a educação”.
Visita guiada
Após suas falas, as autoridades foram encaminhadas à placa de inauguração, que foi descerrada sob aplausos e gritos de comemoração. Em seguida, puderam conhecer o laboratório de simulação realística, preparado especialmente para o momento.
A vice-governadora, junto com os demais gestores, ouviu a explicação dos estudantes de medicina que estavam no local e fizeram a apresentação dos simuladores. Também puderam ver de perto os modelos anatômicos de alta fidelidade em funcionamento, com movimentos e expressões semelhantes às humanas.
Ao final da visita, Celina Leão agradeceu o convite e parabenizou o trabalho e parceria das instituições na formação de futuros médicos e enfermeiros conscientes de seu papel de cuidado com os pacientes e usuários do SUS no Distrito Federal.
Inauguração do auditório da Fepecs
Em seguida, a comitiva de autoridades seguiu para o descerramento da placa de inauguração do auditório da Fepecs, que passou por uma robusta revitalização. O espaço ganhou uma nova cara, com renovação da pintura, banheiros, hall de entrada, instalação de porta corta-fogo, corrimãos, ares-condicionados, moderno sistema de áudio e vídeo, além da substituição dos carpetes.