Notícia Aberta
Fepecs inaugura Laboratório de Saúde Digital
Ascom Fepecs
Novo espaço é voltado ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas à saúde
A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) inaugurou nesta quinta-feira (8), o Laboratório de Saúde Digital. O espaço funciona como uma central de laboratórios e é direcionado para o desenvolvimento de tecnologia para o uso em saúde.
A inauguração contou com a presença do secretário de saúde, Juracy Cavalcante, da diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha, da diretora da Escola de Saúde Pública do DF (ESP/DF), Fernanda Monteiro, além de representantes da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) , Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges) e ESP/DF.
Durante o evento, a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha celebrou a entrega do novo espaço à comunidade acadêmica da Fepecs e suas escolas. “É com grande satisfação que disponibilizamos esse ambiente, que será fundamental para o aprimoramento das pesquisas realizadas, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias que trarão uma importante contribuição para o avanço do conhecimento na área da saúde e conseqüente melhoria da saúde pública do DF”, destacou.
Ao comentar sobre os avanços na área, o secretário de saúde destacou a importância da tecnologia como aliada da gestão pública. “Quando se fala em saúde, precisamos falar também de digitalização. Sabemos que a implementação da tecnologia vai trazer mais eficiência aos processos. A SES/DF tem se empenhado em ampliar essa estrutura e muitos dos projetos que estamos pensando podem ser feitos em parceria com a Fepecs”, afirmou Juracy.
O novo laboratório abriga um Observatório de Saúde Coletiva e uma central de dados de pesquisa, equipada com um sistema para coleta, armazenamento e curadoria de dados. O coordenador de pesquisa e comunicação científica da ESP/DF, Sérgio Fernandes, explica que no espaço também funciona uma estrutura para pesquisa qualitativa “Temos agora espaço para grupos focais, com sala em espelho, que poderá dar suporte para esse tipo de pesquisa. Essa era uma carência que a gente tinha dentro da Secretaria de Saúde, no que diz respeito à pesquisa qualitativa”, destaca.
O coordenador lembra, ainda, que o Laboratório de Saúde Digital agrega um laboratório de saúde baseada em evidência, composto por um núcleo de evidências e um núcleo de avaliação de tecnologia em saúde, objetivando produzir revisões sistemáticas para evidências para incorporação, modificação ou retirada de tecnologia.