ESP/DF abre edital de fomento à pesquisa científica com foco no fortalecimento do SUS

Sanmya Meneses, da Fepecs


As inscrições podem ser realizadas de 8 a 14 de setembro

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), lançou na última sexta-feira (29) edital para formação de banco de projetos de pesquisa para o Programa de Fomento à Pesquisa. A seleção de 2025 tem como objetivo apoiar, com recursos da Fepecs, a execução e a publicação de projetos científicos, tecnológicos e de inovação que contribuam para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde no Distrito Federal (SUS-DF).

Segundo a coordenadora de Pesquisa e Comunicação Científica da ESPDF, Ana Godoy, o  objetivo do edital   é receber propostas de pesquisas, inovações e tecnologias que sejam aplicadas diretamente ao SUS “Esperamos pesquisas que gerem uma transformação no processo de trabalho das equipes de saúde e, consequentemente,que também  tragam um retorno para  a população do Distrito Federal. Acreditamos que, desta forma, possamos gerar transformação e melhorias para os serviços de saúde”, destaca.

Para participar, os pesquisadores devem possuir título de doutorado e fazer parte do quadro de servidores efetivos da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), lotados em unidades da pasta, em entidades vinculadas (Fundação Hemocentro de Brasília e Fepecs) ou em instituições parceiras, como o Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB) e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF). Também poderão concorrer docentes e orientadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação da ESP-DF e da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs/UnDF).

Os projetos poderão ser desenvolvidos em parceria com instituições públicas ou privadas, desde que sua execução ocorra no âmbito da SES-DF ou de suas entidades vinculadas e parceiras. O valor máximo concedido por projeto será de até R$ 150 mil.

Além da proposta, a seleção levará em consideração a titulação acadêmica e a produção científica do coordenador/proponente. A análise dos projetos inscritos incluirá a avaliação da documentação apresentada, o mérito científico, a relevância da proposta para o fortalecimento da rede de serviços do SUS-DF e a viabilidade operacional.

Inscrições

As inscrições estarão abertas de 8 a 14 de setembro. Os interessados devem ler atentamente o edital e seguir as orientações descritas. Para participar, basta acessar o formulário disponível no site da Fepecs. A previsão é que o resultado final seja publicado no  mês de outubro.