Notícia Aberta
Escola de Saúde Pública do DF realiza evento inédito com foco em inovação e tecnologia
Natalia Oliveira, da Fepecs
O 1º Encontro Distrital de Educação na Saúde acontece no auditório da Fepecs
A manhã desta quarta-feira (20) começou com a realização de um evento inédito, promovido pela Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESPDF), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). O 1º Encontro Distrital de Educação na Saúde: Inovação e Tecnologia Construindo o Futuro da Saúde tem como objetivo impulsionar discussões e debates sobre o papel de cada um no cenário da saúde pública aliada à educação, e destacar a utilização de novas tecnologias em benefício do todo, com fortalecimento da integração entre ensino, serviço e comunidade, além de contribuir para a qualificação das práticas de saúde no DF.
Durante a solenidade de abertura, a diretora da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes falou sobre os 25 anos da instituição e “sua nova configuração após a criação da ESPDF”, da qual é mantenedora. A gestora lembrou que ter uma Escola de Saúde Pública “fazia parte de um sonho, que foi finalmente concretizado no ano passado”. Segundo ela, após um ano de existência, a ESPSDF “fez grandes entregas e tem trilhado um caminho importante para o SUS”.
Com relação ao investimento da Fepecs em novas tecnologias, citou como exemplo o próprio auditório institucional, que foi revitalizado recentemente, com melhorias no sistema de áudio e som, aperfeiçoamento do sinal de Wi-Fi e iluminação, além de novos equipamentos na sala de retorno. Também falou sobre a “recente inauguração do laboratório de saúde digital” e contou que “quatro novos laboratórios estão prestes a serem inaugurados, incluindo um de simulação realística, para atender estudantes, residentes e servidores”.
À frente da ESPDF, a diretora Fernanda Monteiro agradeceu o empenho de sua equipe para a realização do evento e destacou que “o encontro é o primeiro com essa temática no formato de escola pública de saúde”. Criada há um ano, a ESPDF agora “amplia o olhar para o nosso território do DF e nos permite avançar em termos de SUS”, disse. Para a gestora, “a tecnologia tem transformado o cuidado com a saúde, e um evento como este é uma grande oportunidade para discutir, refletir e inovar a educação na saúde”.
O representante do Ministério da Saúde, Fabiano Ribeiro dos Santos, presente à mesa de abertura e também responsável pela primeira palestra do dia destacou que “é muito representativo ter no DF uma escola de saúde pública inovadora e que entrega grandes resultados”. De acordo com ele, “o encontro será importante para um grande debate que envolve o processo de formação com ensino, pesquisa e inovação”.
Programação
O 1º Encontro Distrital de Educação na Saúde terá duração de dois dias, com um vasto cronograma de palestras, diálogo com os participantes, mesa-redonda, atividades em grupo, apresentação de experiências exitosas, e visita guiada às instalações e laboratórios da ESPDF/Fepecs.
Cerca de 200 participantes lotaram o auditório no primeiro dia do evento para assistir palestras sobre temas como: Inovar para cuidar: tecnologias na transformação da educação em saúde; Educação na Saúde: Desafios e oportunidades da era digital; Tomada de Decisão na saúde baseada em evidências com uso da ferramenta tecnológica CIEGES; O Primeiro ano da ESPDF: avanços e visões futuras; Simulação Realística: O futuro da aprendizagem prática, e o Futuro da Educação em Saúde: inovação, acessibilidade e escalabilidade com realidade virtual.
Na quinta-feira (21), os participantes farão atividades em formato de workshop, com conteúdos voltados para Metodologias Tecnológicas: uso do metaverso no ensino à saúde; e Imersão Digital: a realidade virtual da saúde. Serão dois dias de muito aprendizado, construção de novas ideias e discussões inovadoras a fim de fortalecer o SUS e seus trabalhadores.