Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/21 às 8h43 - Atualizado em 10/10/21 às 8h45

Espaço do Pesquisador

 

Bem-vindo ao espaço do Pesquisador.

Aqui você terá todas as informações necessárias para a tramitação de projetos de pesquisas no CEP-FEPECS.

Antes de iniciar uma pesquisa, é importante que você conheça os tipos de tramitações que fazem parte deste processo:

 

1. Projeto inicial: É a primeira tramitação do projeto. Ele precisa ser validado por um servidor administrativo que trabalha no CEP, para que possa chegar a um relator. Se seu projeto não estiver com todas as documentações obrigatórias adequadas, o servidor administrativo irá gerar uma “pendência administrativa”. Enquanto a pendência administrativa não for resolvida, o seu projeto não será avaliado pelo relator.

O relator é um profissional com experiência em pesquisa que irá avaliar o seu projeto e apresentar em um colegiado multiprofissional que decidirá pela aprovação ou não de sua pesquisa.

 

2. Projeto pendente: É o projeto que foi devidamente avaliado pelo relator, após ter sido validado administrativamente, porém que não atendeu a alguns requisitos éticos para sua aprovação pelo colegiado.  O colegiado elabora um parecer citando as inadequações do projeto de pesquisa , devolvendo-o ao pesquisador para que faça os devidos ajustes. Após as devidas correções, o pesquisador reencaminha o projeto ao CEP, que passará novamente pela validação administrativa antes de voltar para um relator. A partir deste ponto o colegiado irá se pronunciar sobre a aprovação ou não da pesquisa, ou permitir mais uma chance de ajuste antes da não aprovação.

 

3. Notificação: É o  encaminhamento de algumas informações obrigatórias no transcorrer de um projeto de pesquisa aprovado  (ou seja, todo projeto de pesquisa aprovado precisa encaminhar notificações).

 

4. Emenda: É toda proposta de modificação ao projeto original, depois de aprovado.

 

 

  • Para cada tipo de tramitação acima apresentada (Projeto Inicial, Projeto Pendente, Notificação ou Emenda) existe um conjunto de documentos obrigatórios que devem ser apresentados. Confira quais são esses documentos no Checklist  que preparamos para você: CHECKLIST

 

 

Apresentamos abaixo o ROTEIRO para qualquer tramitação que você desejar. São roteiros completos e que irão te direcionar para todos os informativos e formulários necessários para execução de sua pesquisa. A leitura é rápida, os textos são autodidáticos e irão facilitar muito a sua experiência como pesquisador.

 

 

 

 

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907