Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/07/23 às 11h11 - Atualizado em 14/07/23 às 11h17

Processo seletivo para programa de fomento à pesquisa da Escs tem regras definidas em edital

COMPARTILHAR

 

A oportunidade é para formação de um banco de projetos de pesquisa e as inscrições começam em agosto

 

Natalia Oliveira, da Fepecs

 

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) lançou edital de processo seletivo que visa à formação de banco de projetos para o Programa de Fomento à Pesquisa, com desenvolvimento ainda neste ano. Os candidatos devem ser pesquisadores com título de doutorado do quadro efetivo da Secretaria de Saúde (SES) ou pesquisadores que atuem como docente/orientador nos programas de pós-graduação da Escs.

 

O edital divulgado no início deste mês ocorre anualmente e tem como objetivo incentivar a pesquisa no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de que, com o desenvolvimento desses projetos, sejam feitas melhorias para o usuário da rede pública, além de apoiar os pesquisadores que já trabalham na SES.

 

Para inscrever seu projeto, o pesquisador deve preencher o formulário em que estão descritas todas as instruções e indicar o recurso para sua execução, que não pode ultrapassar o limite de R$ 90.000,00 por candidato. O prazo inicia no dia 1º de agosto e corre até o último dia do mês.

 

Após a inscrição, o projeto será submetido à avaliação da banca examinadora, que é composta por membros internos e externos e considera os eixos e linhas de pesquisa prioritárias constantes no relatório de levantamento de necessidades de pesquisa para o SUS 2020/2021.

 

Para serem aprovados, os projetos são avaliados em duas etapas, que analisam dentre outros fatores, a capacidade de resposta ao SUS, sua viabilidade, a metodologia utilizada e se os objetivos se encaixam com a metodologia proposta e produção científica do coordenador.

 

O gerente de pesquisa da Escs, Fabio Ferreira Amorim, conta que “os projetos serão desenvolvidos na SES ou em instituições vinculadas e parceiras”. Para ele, “essa iniciativa anual é muito importante para fomentar a pesquisa e ter uma política de incentivo que aprimore o SUS para o usuário”.

 

Apesar do início das inscrições serem apenas no próximo mês, é necessário que o pesquisador leia o edital atentamente e comece a providenciar o que é solicitado no formulário para aumentar suas chances de ter o projeto admitido e aceito.

 

O número de projetos aprovados depende da quantidade de recurso disponível, e isso é calculado após a indicação do valor do projeto por cada candidato. O resultado sobre a admissão do projeto será divulgado no dia 2 de outubro e entre os dias 3 e 6/10 os pesquisadores contemplados devem entregar a documentação para homologar sua vaga no programa.

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907