1/06/23 às 15h53 - Atualizado em 1/06/23 às 15h55

Fepecs marca presença na abertura de oficinas regionais promovidas pelo Ministério da Saúde

O evento conta com representantes estaduais e municipais da Região Centro-Oeste

Com o tema “Planejamento da Área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no SUS” foi apresentada hoje pela manhã, a programação das oficinas regionais promovidas pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde (MS).

A solenidade de abertura do evento contou com a presença da diretora-executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Inocência Rocha Fernandes, que falou sobre sua experiência à frente da instituição e ressaltou “a importância do trabalho em conjunto para fortalecer a gestão e a educação em saúde no Distrito Federal”.

Servidora da Secretaria de Saúde do DF, a diretora acredita que “as ações integradas da Fepecs junto à SES contribuem positivamente para o SUS e toda sociedade no quesito educação em saúde”. A gestora também destacou o papel das três escolas vinculadas à Fepecs, “que disponibilizam um ensino de qualidade e gratuito no âmbito da saúde pública”.

Os diretores da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) e da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus) também participaram do encontro como convidados.

As oficinas regionais visam consolidar o processo de planejamento participativo, construído de forma coletiva e compartilhada entre os gestores estaduais e municipais, que levam suas experiências e diferentes realidades para construir um planejamento amplo e que atenda às necessidades regionais de forma igualitária.

A Região Centro-Oeste é o ponto de partida desses encontros, que vão acontecer em cinco cidades brasileiras até o final do mês. A ideia é que, após as discussões regionais nas oficinas, seja iniciado o processo de elaboração e execução dos Planos Estaduais de GTES 2024-2027.

Sobre o convite para falar no primeiro dia de oficina, a diretora da Fepecs avalia ser “uma honra para a instituição e um momento único para uma discussão de valorização do trabalho e da educação em saúde”.

A programação das oficinas foi dividida para que o tema central seja discutido em dois dias e sejam realizados trabalhos de grupo por estado. As atividades acontecem até essa sexta-feira (2) às 18h.