1/11/23 às 11h13 - Atualizado em 1/11/23 às 11h13

Fepecs inaugura lanchonete que vai atender cerca de mil pessoas diariamente

O espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira no período de 7h às 19h

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) inaugurou, nesta quarta-feira (1°), a lanchonete pirão mineiro, que vai atender cerca de mil pessoas que circulam diariamente nas dependências da instituição. O local estava sem utilidade desde novembro de 2022, quando o anterior contratado faleceu e precisou ser encerrado o contrato vigente.

Por se tratar de um espaço público, foi necessário realizar um novo processo licitatório, que teve início em 1º de dezembro de 2022, e foi conduzido pela Unidade de Administração Geral (UAG), setor responsável por contratos e convênios firmados pela Fepecs. Após a finalização do pregão eletrônico, com o vencedor da licitação, foi possível então firmar novo contrato de concessão de uso para atividade alimentar e inaugurar o espaço.

Segundo o chefe da UAG, Alex Boaventura, essa é uma demanda antiga dos alunos, que são considerados o público-alvo. “A lanchonete está situada exatamente onde os estudantes mais transitam por isso eles serão os principais beneficiados”, afirma. Cerca de 300 servidores lotados na instituição também vão usufruir do local, que pode ser visto como um espaço de convivência, devido ao layout semelhante a uma praça de alimentação.

Para o ambiente acadêmico da Fepecs, que conta com três escolas em sua estrutura funcional, é imprescindível um suporte de alimentação, tendo em vista que muitos estudantes de medicina passam o dia todo divididos entre salas de aulas teóricas e práticas na instituição. Além disso, os servidores realizam suas atividades com carga horária de 20 ou 40 horas semanais e, da mesma forma, vão ter mais facilidade com esse novo serviço.

Benefícios

Dentre os benefícios da lanchonete, Alex enfatiza que “a principal finalidade é racionalizar o tempo com deslocamento nos intervalos disponíveis entre as aulas para os alunos; e com relação aos servidores, é dispor de um intervalo para lanche intrajornada, gerando economia sobre diversos aspectos e colaborando para uma melhor produtividade na prestação de seus serviços”.

Outro aspecto positivo é que a lanchonete será aberta ao público externo, de forma que pessoas que estejam participando de algum evento no auditório da Fepecs, que é muito procurado por outros órgãos, também poderão utilizar o serviço, que o chefe da UAG garante ter um propósito social. “A lanchonete vai oferecer alimentação com preços acessíveis e de qualidade para a comunidade acadêmica, servidores, empregados terceirizados, estagiários e aqueles que trabalham nas proximidades”, finaliza.

A lanchonete vai funcionar de segunda a sexta-feira, no período de 7h às 19h, para atender o máximo de pessoas possíveis e abranger a carga horário de servidores, alunos e docentes.