19/10/23 às 10h31 - Atualizado em 19/10/23 às 10h37

Etesb divulga processo seletivo para técnico em análises clínicas

O curso tem duração de um ano e seis meses e é dividido em módulos teórico e prático

Natalia oliveira, da Fepecs

A Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) abre, na próxima segunda-feira (23), inscrições para o processo seletivo de técnico em análises clínicas, com oferta de 40 vagas para pessoas maiores de 18 anos, que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, e que possuam afinidade com a área de atuação. Desse total, 20% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência (PcD).

Para concorrer, o candidato passa por duas etapas. A primeira, consiste no preenchimento de formulário de inscrição, que solicita documentos como cópias de identidade, CPF e certificado de conclusão do ensino médio, além de laudo médico para o caso de PcD. Aqueles que tiverem sua inscrição validada passam à segunda etapa, que é a realização da prova objetiva, no dia 12 de dezembro.

Com duração de um ano e seis meses e carga horária de 1.400 horas, o curso é dividido em três módulos, sendo o primeiro teórico e os demais práticos. A metodologia utilizada possibilita que, nos momentos de prática, os alunos tenham contato com o laboratório de análises clínicas da Etesb e com outros, de mesma natureza, espalhados nos hospitais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF).

Considerado o quinto curso técnico mais procurado no Brasil, o profissional de análises clínicas encontra muitas oportunidades no mercado de trabalho público e privado. “É um curso com alta procura, muito bem visto pela sociedade e que oferta uma grande quantidade de mão de obra”, afirma o diretor da Etesb, Roberto Carlos Louzeiro.

Dinâmica e cronograma

As aulas serão presenciais, em dias específicos, que estão definidos em comunicado no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Os encontros podem ocorrer no período matutino e vespertino, por isso, é importante que o candidato tenha disponibilidade de horário, para que sua frequência não seja inferior a 75%, mínimo exigido para aprovação.

As inscrições começam na segunda-feira (23), e vão até o dia 27 de outubro. A data prevista para o resultado e convocação dos candidatos que farão a prova objetiva é 4 de dezembro.

A prova está marcada para o dia 12 de dezembro, às 14h, com duração de 3h30. Os candidatos vão responder 20 questões objetivas de língua portuguesa e 20 de matemática. A pontuação mínima para aprovação é de 50 pontos.

As matrículas começam no dia 21 de dezembro e o início previsto para as aulas é dia 5 de fevereiro de 2024.

História e expectativa

Instituído em 1964, o curso possuía a nomenclatura de técnico em patologia clínica. Foi assim até 2010, quando passou a ser denominado técnico de análises clínicas. Desde o início, já formou cerca de 260 profissionais, que hoje atuam tanto na rede pública quanto em hospitais privados do DF e de outras localidades do país.

Atualmente, o laboratório que os alunos utilizam para as aulas é equipado com microscópios, vidrarias, seringas, estufas e centrífugas. Os equipamentos são os mesmos utilizados no trabalho diário de um técnico de análises clínicas.

O diretor conta que “no próximo ano será feita uma reforma para aperfeiçoar o local”. Sobre a expectativa para o curso, Roberto espera “ter muitos inscritos e aprovados, para que a sala fique cheia e seja ofertado o melhor curso possível para a comunidade”.