Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/24 às 8h30 - Atualizado em 26/02/24 às 9h24

Estudantes de medicina da Escs podem concorrer à bolsa monitoria

COMPARTILHAR

O processo seletivo inicia as inscrições na próxima quinta-feira (29)

 

Natalia Oliveira, da Fepecs

 

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) divulgou processo seletivo para vagas de monitoria, com oportunidade para estudantes de medicina que estejam cursando a 2ª, 3ª ou 4ª série. O edital conta com 20 vagas remuneradas e 20 vagas não remuneradas, divididas entre as unidades educacionais de anatomia, histologia e habilidades e atitudes.

 

A atividade de monitoria consiste em uma colaboração mais efetiva junto aos professores durante as aulas práticas. Cada atividade educacional exige um tipo de participação diferenciada, por isso as vagas são de acordo com um conteúdo específico, a fim de que o monitor atue na área em que tenha mais afinidade.

 

A diretora-substituta da Escola, Eliziane Brandão Leite conta que “existe um projeto de monitoria que os estudantes precisam acompanhar, com uma programação em que participam das aulas práticas e colaboram com os docentes”. Durante esses momentos, também é possível “revisar conteúdos, sedimentar conceitos, participar da organização das atividades práticas; é uma oportunidade de aprender os primeiros passos para a docência”, afirma a gestora.

 

Inscrição e seleção

 

Para se inscrever e concorrer às vagas, o candidato deve escolher apenas uma unidade educacional e preencher o formulário de inscrição, a partir da próxima quinta-feira (29), no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). É responsabilidade do candidato preencher e anexar corretamente os documentos exigidos, que não podem ser substituídos após envio.

 

A seleção dos estudantes inscritos nas unidades educacionais de anatomia e habilidades e atitudes será feita a partir da análise da nota de desempenho individual do discente no teste de progresso do último ano. Já os estudantes que se inscreverem para o componente curricular histologia, serão submetidos à prova teórica composta de dez questões dissertativas, além de prova prática.

 

Para concorrer, os estudantes devem estar cursando regularmente as séries exigidas. O valor mensal da bolsa monitoria é de R$ 240, vedada sua acumulação com outros benefícios, exceto a bolsa permanência.

 

O processo seletivo para bolsas de monitoria é anual, e, segundo Eliziane, “a procura pelas vagas é grande e a concorrência também”. De acordo com ela, “a experiência na atividade de monitoria é riquíssima, além de auxiliar na nota para disputa de vagas de residência no futuro”.

 

Cronograma

 

Inscrições: 29 de fevereiro a 4 de março

 

Prova objetiva para unidade educacional histologia: 15 de março

 

Homologação do resultado final: 23 de março

 

Apresentação da documentação: 1º a 3 de abril

 

Edital de convocação para início das atividades: 5 de abril

 

Início das atividades de monitoria: 8 de abril

 

 

 

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907