2/02/22 às 17h48 - Atualizado em 11/05/23 às 15h19

Estudantes de Enfermagem do Estágio Curricular Obrigatório da ESCS/FEPECS criaram o Calendário Pedagógico para o ano letivo 2022

Com o início do ano letivo 2022, os estudantes de Enfermagem do Estágio Curricular obrigatório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) tiveram a iniciativa de criar o calendário pedagógico. O trabalho foi resultado do Arco de Maguerez das estudantes Débora e Crislaine. A ideia foi unir o calendário de mesa com fluxogramas de atendimento à demanda espontânea na atenção primária. Os fluxogramas foram inovados a partir dos protocolos locais, contendo o escopo de atuação do Enfermeiro.

Os calendários foram distribuídos no colegiado, coordenação e Estágio Curricular Obrigatório da ESCS/FEPECS, na Associação Brasileira de Enfermagem (Abem-DF) e no sindicato dos enfermeiros.

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-DF) apoiou a ideia com a impressão para distribuir aos seus associados. A versão digital foi disponibilizada gratuitamente como infoproduto no site da instituição. A atividade foi supervisionada pela docente Domitilia Bonfim e contou com a contribuição do egresso Virgilio Macedo e da ex-docente Simone Fidélis.

A docente Domitilia ressaltou a importância da ação acadêmica feita pelos estudantes.

“Tenho certeza que qualquer Enfermeiro da atenção primária gostaria de ter o calendário em sua mesa. Com a pandemia, o atendimento à demanda espontânea aumentou muito, os estudantes precisam conhecer os protocolos locais para realizar o atendimento adequadamente. Muito feliz por mais uma contribuição acadêmica para o serviço”, disse a docente Domitilia Bonfim.

A estudante Débora Alves Monteiro participou do projeto e destacou que o calendário tem o objetivo facilitar o atendimento do enfermeiro na demanda espontânea em atenção primária à saúde.

“Foi realmente uma ótima experiência construir esse projeto, que começou como trabalhou acadêmico e pôde tomar uma proporção muito maior graças à parceria com a ABEN-DF. Elaboramos um material acessível, organizado, objetivo e resolutivo que visa facilitar o atendimento do enfermeiro na Demanda Espontânea em Atenção Primária à Saúde. É gratificante vivenciar essa experiência ainda na faculdade, uma vez que a ESCS proporciona a real inserção no SUS e nos permite entender a realidade e, assim, desenvolver projetos promotores de mudanças e melhorias”, destacou a estudante de Enfermagem.