Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/08/23 às 7h57 - Atualizado em 12/08/23 às 11h33

Escs participa pela segunda vez de Feira de Profissões voltada a estudantes do Ensino Médio

COMPARTILHAR

O evento acontece neste sábado (12), no Colégio Leonardo da Vinci, de 8h às 13h

 

Natalia Oliveira, da Fepecs

 

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) participa, neste sábado (12), de uma Feira de Profissões, no colégio Leonardo da Vinci de Taguatinga Sul. Essa é a segunda vez que a Escola monta um estande para tirar dúvidas, esclarecer sobre os cursos ofertados e as formas de ingresso na instituição.

 

Para ter um diferencial da última participação, que foi no colégio Marista Asa Sul, a diretora da Escola, Marta Rocha, preparou uma palestra voltada aos alunos com o tema “Por que escolher a área de saúde e a Escs?”, e também uma atividade interativa, com rodas de conversa. Segundo a gestora, “essa é uma oportunidade de aproximar a escola da comunidade e incentivar todos aqueles que estão pensando numa profissão na área da saúde”.

 

Além da diretora, estudantes de graduação de medicina e enfermagem da Escs estarão no estande para conversar com os interessados no curso. Essa é uma forma de alcançar um maior número de jovens, pois eles se identificam na linguagem, histórias de vida e dificuldades enfrentadas na hora de escolher uma profissão.

 

Frequentemente, a Escola recebe convites para participar de eventos como este, tendo em vista as ótimas notas que os cursos de enfermagem e medicina possuem, de acordo com o último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2019. A diretora ressalta que não consegue atender tantos pedidos, mas planeja “inserir essas feiras no calendário anual da escola, para dar mais visibilidade aos cursos e atender mais instituições interessadas”.

 

O estande deste ano contém peças do laboratório morfofuncional da Escs, com partes retiradas do corpo humano, como cérebro e coração, e também um feto humano. Todas são verdadeiras e utilizadas nas aulas práticas do curso de medicina.

 

O evento tem o objetivo de direcionar os alunos do ensino médio durante a trajetória de escolha da profissão. Eles podem sanar dúvidas, conhecer opções de faculdades/universidades, além de ouvir experiências de estudantes que passaram por esse processo recentemente.

 

Para contar com a presença da Escola em uma dessas Feiras, a diretora destaca que “a instituição interessada deve entrar em contato com bastante antecedência, de forma que a gente consiga remanejar pessoal e preparar alguma novidade para a participação”.

 

 

Sobre a Escs

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) é uma instituição de Ensino Superior pública, do Governo do Distrito Federal, mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), vinculada à Secretaria de Saúde do DF (SES/DF).

 

A Escs adota em seus cursos de graduação em enfermagem e medicina uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, que viabiliza a inserção dos estudantes nas atividades práticas dos serviços da SES/DF desde o 1º ano.

 

A Escola oferece, anualmente, 80 vagas para o curso de enfermagem e 80 vagas para o curso de medicina. Desse total, 48 vagas são para ampla concorrência e 32 para o sistema de cotas, que são destinadas aos estudantes oriundos da rede de ensino pública.

 

Existem três formas de ingresso na Escs: por meio do Sisu/Enem, transferência ex-offício e transferência facultativa. Em setembro deste ano, o curso de medicina da Escs completa 22 anos e já formou mais de 1.100 médicos. O curso de enfermagem, mais jovem, existe há 12 anos e formou cerca de 420 enfermeiros.

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907