Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/12/21 às 15h57 - Atualizado em 9/12/21 às 16h18

ESCS/FEPECS forma 78 novos médicos

COMPARTILHAR

 

A cerimônia de outorga de grau ocorreu nesta quarta-feira (8) no auditório da Fepecs e foi transmitida em tempo real pelo canal da ESCS no YouTube

 

 

Na noite desta quarta-feira (08/12), a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal formou 78 futuros médicos, que fizeram parte da 16º Turma na Medicina da ESCS.

 

A solenidade ocorreu no auditório da FEPECS, mas devido as medidas restritivas contra a covid-19, amigos e familiares dos formandos puderam acompanhar a cerimônia, ao vivo, de forma remota pelo canal da ESCS do YouTube, que contabilizou mais de cinco mil visualizações em tempo real.

 

A solenidade contou com a presença do secretário de Saúde e presidente da FEPECS, general Manoel Pafiadache, da diretora executiva da Fundação, Inocência Rocha da Cunha, da diretora da ESCS, Marta David Rocha, além de coordenadores e professores que compõem o corpo discente da Escola. O secretário parabenizou os formandos pelo esforço e dedicação.

 

“É com muito carinho que parabenizo os novos médicos do Distrito Federal. Que vocês tenham sensibilidade e empatia com cada paciente que adentrar o consultório de vocês”, ressaltou o secretário de Saúde do DF.

 

Para a diretora geral da ESCS, Dra. Marta Rocha de Moura, a formatura representa uma grande conquista para a vida dos formandos.

 

“É um ponto de chegada, após um longo período de formação, mas, também, um ponto de partida. Agora o exercício da medicina é de vocês. Que vocês possam exercê-la com empenho e dedicação, como um serviço à sociedade e na construção de um mundo melhor. Em nome da direção da ESCS, de todos os docentes, servidores e colaboradores desta Escola, parabenizo os pais pela vitória na missão de educar os seus filhos e os novos médicos do DF. Desejo a todos muito sucesso”, destacou a diretora da ESCS.

 

A formanda Genésia Regina Soares falou da importância da colação de grau e o que essa cerimônia representa.

 

“Esse dia de hoje representa a concretização de anos e gerações de pessoas que se dedicaram para que eu pudesse realizar esse sonho. É uma grande conquista e a oportunidade de conseguir mudar muitas realidades, não só a minha, não de uma maneira utópica, mas de uma maneira muito resiliente da minha geração e do meu país. Estou apta para tornar outras vidas mais leves, levar cura e onde eu não puder curar que eu leve conforto”, enfatizou.

 

A ESCS completou 20 anos de história em 10 de setembro deste ano. Nestes 20 anos de existência, a ESCS já graduou 1.104 médicos e 424 enfermeiros, além de 134 mestres e 12 doutores e mais de 6 mil especialistas nos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu, 127 mestres e 07 doutores na Pós-Graduação Stricto Sensu. É a única escola do país que tem cursos de medicina e enfermagem ligados a uma secretária de saúde. Uma Escola Pública do SUS para o SUS.

 

Atualmente a ESCS/FEPECS conta com quase 800 estudantes de graduação nas áreas de enfermagem e medicina. Atua na gestão pedagógica dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional da SES – DF. São 1.570 residentes cumprindo 417 mil horas de assistências à saúde do DF. 

 

Neste contexto de pandemia e enfrentamento do novo coronavírus, foram desenvolvidas várias as ações para garantir assistência à população e a manutenção das atividades acadêmicas de forma remota. Garantindo assim a segurança dos futuros médicos e enfermeiros que aos poucos e de forma gradual retornam as atividades presenciais nas unidades da asa norte, samambaia e todos os cenários assistências da SES – DF.

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907