Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/23 às 13h08 - Atualizado em 10/10/23 às 17h13

Divulgado processo seletivo para mestrados acadêmico e profissional

COMPARTILHAR

São 16 e 18 vagas respectivamente, com inscrições a partir dessa quarta-feira (11)

 

Natalia Oliveira, da Fepecs

 

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) divulgou dois processos seletivos com vagas para mestrados acadêmico e profissional na instituição. A oportunidade é para candidatos com curso de graduação na área de saúde ou afim, que tenham envolvimento em campos de atuação como “Atenção à Saúde” e “Política, gestão e educação em saúde” ou linhas de pesquisa em “Qualidade da assistência à saúde da mulher, da criança e do adolescente” e “Qualidade da assistência à saúde do adulto e do idoso”.

 

Os editais divulgados são anuais, com chances para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal e de outras esferas de governo, além de vagas abertas para toda comunidade. Com uma rigorosa lista de documentos a serem apresentados, a publicação enumera pré-requisitos como comprovação de vínculo de trabalho e familiaridade com o inglês.

 

Para o gerente de cursos de mestrado e doutorado da Escs, Levy Santana, “os cursos têm o objetivo de qualificar e capacitar os profissionais para a assistência no SUS”. Ele destaca que os interessados podem concorrer às vagas nas duas modalidades de mestrado, “mas devem optar por uma delas para se matricular”.

 

Mestrado Acadêmico

 

O edital com as informações sobre o mestrado acadêmico enumera quatro etapas pelas quais os candidatos devem passar para concorrer as 16 vagas ofertadas. O curso, que é presencial e conta com carga horária de 450h, exige, na primeira etapa, que é eliminatória, a análise e homologação dos documentos apresentados.

 

Aqueles que passarem à segunda etapa, de caráter classificatório e eliminatório, serão avaliados quanto ao anteprojeto estabelecido no edital e sua viabilidade técnica pelo orientador proposto. Mais adiante, na terceira etapa, que também é classificatória e eliminatória, o anteprojeto será avaliado por uma banca examinadora.

 

Na quarta e última etapa, de caráter meramente classificatório, será feita a análise do formulário de pontuação de títulos e produção técnico-científica, apresentado pelo candidato. As exigências descritas para cada etapa constam nos anexos do edital, que também possui o cronograma do processo seletivo.

 

Mestrado Profissional

 

Os candidatos ao mestrado profissional vão concorrer a 18 vagas, divulgadas em edital composto por três etapas. O curso, com duração de 24 meses e aulas presenciais, tem como produto final a elaboração de um artigo científico e um produto técnico aplicável ao serviço.

 

Na primeira etapa, de caráter eliminatório, haverá avaliação e homologação de documentos apresentados pelos candidatos. Já na segunda etapa, que é classificatória e eliminatória, uma banca examinadora será responsável pela avaliação dos anteprojetos entregues.

 

Na última etapa, que é classificatória, será feita a análise do formulário de pontuação de títulos e produção técnico-científica, preenchido pelo candidato. Três quesitos compõem o formulário e a pontuação pode atingir 100 pontos.

 

Inscrição e cronograma

 

Os dois editais possuem o mesmo prazo para inscrição, que tem início na quarta-feira (11). Os candidatos podem se inscrever até o dia 18/10, no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e devem observar os prazos para confirmação, recurso e matrícula.

 

Após a divulgação dos resultados e homologação do processo seletivo, a data provável para matrícula dos convocados é dia 10/11. Já o início das aulas, está previsto para o dia 16 de novembro.

 

 

 

 

 

 

 

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907