Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/10/23 às 12h28 - Atualizado em 9/10/23 às 12h29

Escs divulga edital de processo seletivo para preceptoria de residência médica

COMPARTILHAR

O curso é de pós-graduação lato sensu, com duração de 12 meses e carga horária de 360h

 

Natalia Oliveira, da Fepecs   

              

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) divulgou edital de processo seletivo, com 48 vagas para preceptoria de residência médica. A oportunidade é um curso de pós-graduação lato sensu voltado para preceptores, supervisores e coordenadores de programas de residência médica, além de servidores da Secretaria de Saúde (SES) e membros da comunidade em geral que tenham interesse em ensino, pesquisa e gestão de residências médicas.

 

Disponibilizada pelo segundo ano consecutivo, a capacitação é em formato Ensino a Distância (EAD), com duração de 12 meses e carga horária de 360h; sendo 192h de ensino remoto síncrono e 168h assíncrono. Durante as aulas, distribuídas em seis módulos, são utilizadas as plataformas Conferência Web e Moddle, no período noturno, a fim de facilitar o acesso dos participantes.

 

Atualmente, o Programa de Residência Médica conta com cerca de dois mil residentes e mil preceptores. A capacitação é uma forma de especializar os profissionais que atuam como preceptores e atender à demanda, que é muito alta.

 

A coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu e extensão da Escs, Vanessa Dalva Guimarães explica que o objetivo do curso é “formar especialistas em preceptoria para aprimorar a qualificação dos profissionais que supervisionam os residentes”. Ela conta que “essa é a segunda turma, e a do ano anterior, que foi pioneira, com cerca de 40 alunos, obteve muito sucesso”.

 

Inscrição e vagas

 

Para se inscrever, o candidato deve observar alguns pré-requisitos como: possuir preferencialmente vínculo com o ensino, pesquisa ou gestão de residência médica; curso superior concluído; dedicação de, no mínimo, dez horas semanais para desenvolvimento das atividades a distância do curso, e disponibilidade de computador com acesso à internet e endereço de e-mail ativo.

 

Serão ofertadas 48 vagas, sendo 44 para profissionais vinculados à SES e quatro para a comunidade. O período de inscrição será de apenas dois dias, entre 16 e 17 de outubro, no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A convocação para matrícula será no dia 27/10 e a aula inaugural está prevista para o dia 30 de outubro.

 

A especialização é gratuita, no entanto, a desistência ou reprovação implicam na exclusão do aluno da pós-graduação, hipótese em que é previsto o ressarcimento ao erário no valor de R$ 10.000,00 à vista, ou, em caso de servidor, até 12 parcelas de R$ 833,00.

 

Além disso, é vedada a participação de alunos que tenham concluído dois cursos de especialização pela Escs, visando dar oportunidade a outras pessoas para formação na modalidade pós-graduação.

 

Critérios de seleção e pontuação

 

O processo de seleção consiste em análise documental, de caráter eliminatório, com total de dois pontos; e memorial descritivo, de caráter eliminatório e classificatório, com total de oito pontos.  Os critérios serão analisados por uma comissão examinadora, designada pela direção-geral da Escs, que vai apresentar o resultado final.

 

A coordenadora destaca que, com a especialização, o servidor da SES, ao se candidatar para uma vaga de preceptoria “possui uma pontuação maior, com vantagem sobre outros candidatos”. Isso ocorre porque, além da capacitação, existe um edital específico para preceptoria, o que justifica a especialização desses profissionais. “A nossa ideia é de que, no futuro, todos os preceptores sejam especialistas”, afirma Vanessa.

 

Sobre a relevância do processo seletivo, a coordenadora ressalta que “a maior importância é qualificar o preceptor para que ele possa orientar e supervisionar o residente tendo uma formação mais pedagógica, acadêmica, e não só assistencial”, conclui.

 

A Escs utiliza metodologias ativas, de ensino-aprendizagem, que consistem em práticas pedagógicas em que o preceptor não apenas recebe o conhecimento de forma passiva, mas também interage e participa com debates e discussões. Em breve, será lançado o edital de preceptoria em residência multiprofissional.

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907