Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/08/23 às 16h38 - Atualizado em 31/08/23 às 17h00

Escs abre vagas de credenciamento para Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

COMPARTILHAR

As inscrições começam nesta sexta-feira (1º) e a oportunidade é para profissionais de saúde com título de doutorado

 

Natalia Oliveira, da Fepecs

 

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) lançou edital de processo seletivo para docentes do programa de Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) na modalidade mestrado acadêmico. A oportunidade é para profissionais da Secretaria de Saúde (SES) ou de outras instituições superiores de ensino nacionais ou estrangeiras, que possuam título de doutorado.

 

Para se candidatar também é necessário que o profissional desenvolva atividades de pesquisa comprovada em uma das áreas de concentração como: atenção à saúde e de política, ou gestão e educação em saúde; além de linhas de pesquisa que possuam temas voltados aos ciclos da vida e saúde de grupos populacionais e vulnerabilidades específicas; estudos clínicos e epidemiológicos e política, e planejamento, gestão e avaliação de sistemas e serviços.

 

A atividade de docência não será remunerada, no entanto, para os servidores da SES será concedida dispensa de 10h da carga horário no órgão, para dedicação à nova tarefa. Servidores em contrato temporário e estágio probatório não podem participar do processo, sendo indispensável a estabilidade no cargo.

 

O edital divulgado é inédito, e de acordo com o gerente de pesquisa da Escs, Fabio Ferreira Amorim, “é uma forma de qualificar a produção na Escola, diversificar e possibilitar que novos docentes e até mesmo grupos de pesquisa atuem em conjunto para aumentar a contribuição do programa, tanto para a SES quanto para o SUS como um todo”.

 

Requisitos

 

Além de possuir o título de doutor, o candidato deve ter, necessariamente, currículo cadastrado na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atualizado nos 30 dias anteriores à inscrição no processo seletivo.

 

Também faz parte dos requisitos, a publicação de artigos científicos em periódicos classificados nos estratos A1, A2, A3 e A4 do Qualis CAPES e o comprometimento em ministrar, pelo menos, uma disciplina do PPGCS uma vez ao ano.

 

Apesar das exigências do edital, o gerente considera que a demanda será grande. “Acredito que terá procura por parte dos dois perfis: servidores da SES e comunidade acadêmica em geral. A produção pedida é compatível com a qualificação do programa”.

 

Seleção e banca examinadora

 

Não há um número específico de vagas para o programa; o objetivo é que sejam selecionados candidatos para a formação de um banco de docentes, que podem ser chamados a qualquer tempo dentro do prazo do processo seletivo, que é de 12 meses. “A ideia é que esse programa seja fortalecido para, em breve, termos também o doutorado dentro do programa de pós-graduação”, conta Fábio Ferreira.

 

A seleção será feita em duas etapas: habilitação documental com caráter eliminatório e avaliação dos artigos científicos apresentados. Esse trabalho fica por conta da banca examinadora, que vai analisar os documentos entregues pelos candidatos; avaliar e pontuar a produção científica e julgar os recursos interpostos contra a confirmação e homologação de inscrição.

 

Inscrição e resultado

 

Os candidatos podem se inscrever a partir desta sexta-feira (1º), no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), e o prazo vai até o dia 17/9. No ato da inscrição, será solicitado o preenchimento de formulário com envio de documentos comprobatórios.

 

Para consultar se a inscrição foi confirmada, o candidato pode acessar o site a partir do dia 19/9. Já a homologação do resultado final, está prevista para o dia 2 de outubro.

Os aprovados no processo seletivo serão convocados para se apresentar e assinar um termo de aceite, momento em que manifestam o interesse em ingressar na atividade como docente permanente da Escs.

 

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907