Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/05/23 às 14h39 - Atualizado em 12/05/23 às 13h57

Escolas da Fepecs participam da 84ª Semana Brasileira de Enfermagem

COMPARTILHAR

O evento tem início nesta sexta-feira, com programação até o dia 20 de maio

 

Natalia Oliveira, da Fepecs

 

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) e a Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), participam, a partir desta sexta-feira (12), da 84ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), evento que possui como tema “a valorização do trabalho em enfermagem com desenvolvimento sustentável e bem viver”.

 

A data de abertura é em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem e uma oportunidade de homenagear esses profissionais que tanto contribuem para a saúde da sociedade em geral. O dia do encerramento também é comemorativo, e celebra o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.

 

A programação conta com três eixos de discussão e presença de docentes e discentes que debatem, com outras categorias, a importância do trabalho da enfermagem desde o nível técnico, até os programas de residência voltados para a área.

 

Além das Escolas, outras instituições conveniadas com a Secretaria de Saúde (SES) e que contam com cursos de graduação em enfermagem também participam do evento. Na ocasião, além dos debates realizados, estudantes apresentam trabalhos desenvolvidos ao longo do curso; existem ações educacionais e atividades voltadas para a comunidade.

 

Mesa Comemorativa

 

No dia 17 de maio, o auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), será palco da abertura solene e apresentação da 13ª Semana Brasileira de Enfermagem da Escs. A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes; a diretora da Escs, Marta David Rocha e o diretor da Etesb, Roberto Carlos Louzeiro comporão a “mesa comemorativa”, em referência a toda semana da Enfermagem.

 

Após a solenidade de abertura, os participantes terão uma programação extensa, dividida em quatro palestras com temas voltados à área de enfermagem, que envolvem desde mobilização estudantil até a saúde mental do enfermeiro e técnico de enfermagem.

 

A diretora-executiva da Fepces, Inocência Fernandes acredita que o evento “é um momento de discutir a enfermagem no contexto do SUS e do Brasil, e uma oportunidade de construir melhores políticas públicas dentro do leque de atribuições que esses profissionais possuem”.

 

Para a diretora da ESCS, Marta Rocha “essa semana é uma chance de sensibilização sobre a importância do trabalho dos enfermeiros e técnicos de enfermagem”.

 

A Escs possui curso de graduação em enfermagem, onde já formam formados cerca de 420 enfermeiros. Além disso, também conta os programas de residência em saúde uni e multiprofissional voltados à enfermagem e mestrado profissional em enfermagem. Já a Etesb, é responsável pela formação de técnicos de enfermagem e saúde bucal.

 

Semanas Anteriores e bons resultados

 

Em eventos de anos anteriores, os estudantes apresentaram produções de extensão e pesquisa e foram responsáveis pela confecção do “Manual da enfermagem para Atenção Primária”, documento premiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Além disso, também foram apresentadas ações para apoio e assistência à gestante com covid, teleatendimento, dentre outros trabalhos.

 

O diretor da Etesb, Roberto Carlos Louzeiro ressalta a importância de eventos como este e destaca que, “ao longo dos seus 63 anos, a Escola contribui com excelência na formação de técnicos em saúde, em especial os de enfermagem, que, podem fazer parte do quadro de servidores da SES ou da rede privada, aumentando a qualidade da saúde pública para a população”.

 

A programação do evento pode ser acessada por este link: https://www.aben-df.com.br/cursos_e_eventos/2023/84_sben/84_sben

 

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907