30/11/21 às 13h27 - Atualizado em 30/11/21 às 13h27

ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE BRASÍLIA COMPLETA 61 ANOS NESTE MÊS DE NOVEMBRO

O mês de novembro é considerado uma data especial pela comemoração do aniversário da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). Já são 61 anos promovendo a Educação Profissional técnica de nível médio com excelência e contribuindo para a melhoria da assistência em todos os níveis para a população do Distrito Federal.

Criada em 1960, a ETESB foi fundada no mesmo ano em que nascia a Capital do País, onde foi constatada a carência de profissionais de nível médio qualificados na área da saúde para atender aos trabalhadores que se empenhavam na construção de Brasília. Com o intuito de formar Auxiliares de Enfermagem para o quadro da Fundação Hospitalar do Distrito Federal – FHDF, o Conselho Deliberativo criou a Escola de Auxiliares de Enfermagem de Brasília – EAEB.

Inicialmente, o escopo de atuação da EAEB era de treinamentos e após autorização concedida pelo Ministério da Educação e Cultura, através da Portaria nº 426/63 – MEC 1, a Escola passou a oferecer o curso de Auxiliar de Enfermagem, formando a primeira turma em 1964. Através da Portaria nº 28/73 – SECDF, a EAEB passou a ser reconhecida como Escola Técnica de Enfermagem de Brasília – ETESB, e neste mesmo ano formou a primeira turma de Técnico de Enfermagem.

A ETESB/FEPECS está autorizada pelo Conselho de Educação do Distrito Federal a oferecer diversos cursos de Educação Profissional Técnico de Nível Médio de forma centralizada tais como: Técnico em Enfermagem; Técnico em Saúde Bucal; Técnico em Análises Clínicas; Especialização de nível médio para Técnicos em Enfermagem e em Saúde Bucal em Saúde da Família; Técnico em Prótese Dentária; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Anatomia Patológica e Especialização de Nível Técnico em Enfermagem do Trabalho.

O ano de 2021 está sendo ainda mais especial para a ETESB.  Diante dos impactos da pandemia no sistema educacional, a instituição aceitou o desafio de “reinventar” e conseguiu ativar novas turmas de cursos técnicos em Enfermagem e Saúde Bucal. Inicialmente usando estratégias tecnológicas como a plataforma Google sala de aula, até conseguir, finalmente, voltar com as aulas presenciais.

É importante destacar que, além dos cursos técnicos, a ETESB também conseguiu oferecer Cursos Livres na modalidade on-line, na plataforma Moodle, para aperfeiçoamento de profissionais ou qualquer cidadão que queira se qualificar na área da saúde.

O diretor da ETESB/FEPECS, Roberto Carlos Alves Louzeiro, é um educador com quase 30 anos de experiência e destacou o seguinte discurso.

“Os 61 anos da ETESB/FEPECS apontam uma trajetória de excelência na saúde técnica no Distrito Federal. A retomada dos cursos técnicos em Enfermagem e Saúde Bucal, neste ano, demonstra o nosso compromisso com a educação e a saúde como um todo. Além dos cursos técnicos estamos ofertando também os Cursos Livres on-line, na plataforma da própria Escola. Esse ano iniciamos o nosso trabalho dentro e fora de sala de aula levando saúde às comunidades”.

Cláudia Guimarães Baptista de Araújo é aluna do curso Técnico e Enfermagem e destacou seu objetivo com o curso e a emoção de voltar às aulas.

“Quando minha filha realizou o curso de Análises Clínicas, em 2018, disse a ela para aproveitar cada instante nessa escola, pois ela estará se preparando com excelência para o mercado de trabalho e levará consigo esses momentos para toda a vida. Hoje ela encontra-se empregada, feliz e com saudades da época das aulas. Em busca da realização de trabalhar um dia no SUS, sinto-me agraciada pela oportunidade em me preparar em uma escola de referência. Assim, abracei essa oportunidade ímpar, com todas as minhas forças,  pois tenho a certeza, em um futuro próximo, de colher os frutos quando concluir o curso de Técnico de Enfermagem. Vejo em cada aluno, em cada colega de sala uma  história de vida, lutas diárias que são vencidas em busca de um sonho e todos abraçando essa oportunidade sem medir esforços. O orgulho de poder estar estudando na ETESB  e a cada disciplina ofertada,  trazem-me a certeza de ter feito a escolha correta, além de poder me tornar uma exímia profissional na área da saúde. Agregar, diariamente, conhecimentos com professores de referência,  é um grande estímulo em meio a tantas tribulações do dia a dia. Gratidão a todos os profissionais dessa instituição que fazem dela, referência de ensino”, declarou Cláudia Araújo.

A estudante do curso Técnico em Saúde Bucal, Tainine Cristina, ressaltou a alegria de estar presente em sala de aula e destacou o sonho de ser servidora de carreira da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF).

“Meu sonho era fazer esse curso, principalmente por conta das oportunidades no mercado de trabalho. A odontologia pra mim foi uma experiência diferente e esse sonho começou no meu tratamento ortodôntico. Fiz o curso de Auxiliar de Dentista e procurei o curso Técnico em Saúde Bucal, no qual vi que era oferecido pela ETESB. Gosto muito de trabalhar na área e esse curso técnico está sendo um dos melhores. Eu estou feliz com a volta das aulas presenciais e me deu vontade de seguir em frente e passar no concurso da SES/DF. Acho que esse é só o primeiro passo, o restante é determinação e força de vontade”, disse Tainine Cristina.

Ao longo desses 61 anos, a ETESB/FEPECS já formou mais de 10 mil técnicos na área da saúde e se caracteriza como uma Escola formadora de indivíduos éticos e capazes de atuarem de forma crítica e criativa.