Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/24 às 9h00 - Atualizado em 27/03/24 às 9h35

Eapsus reformula site institucional e novo layout facilita acesso de usuários

COMPARTILHAR

Página conta com informações sobre cursos presenciais e online, além de vagas para estágio e treinamento em serviço

 

Natalia Oliveira, da Fepecs

 

A página da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus) está de cara nova. O site foi reformulado para facilitar o acesso de usuários aos cursos oferecidos pela instituição, além de garantir a transparência no processo de vagas de estágio e treinamento em serviço. Mais de 45 mil estudantes já estão inscritos na plataforma de Ensino a Distância (EAD) da Escola, que vislumbra um acréscimo no número após as mudanças implementadas.

 

Temas como tabagismo; auriculoterapia; prevenção e atenção às violências no Distrito Federal; capacitação em processos de doação de tecidos oculares, dentre outros, fazem parte do catálogo de cursos EAD disponível na página, que é atualizada freqüentemente, a fim de aperfeiçoar profissionais de saúde e educação, e outras pessoas com interesse nos conteúdos. Já os cursos presenciais, oferecem a oportunidade de aprendizado na prática, em ambiente seguro e supervisionado, com servidores da área a ser estudada.

 

Para a diretora da Eapsus, Fernanda Monteiro, as alterações no site “proporcionam maior transparência ao cidadão”. Com mais de 80 cursos gratuitos na plataforma, alguns usuários deixavam de se inscrever pela obrigatoriedade de criar um login com senha para ter acesso aos cursos disponíveis. “Hoje, a pessoa pode entrar no site, acessar a lista de cursos e ver com qual deles mais se identifica para, só depois, criar uma conta e fazer sua inscrição”, explica Fernanda.

 

Outro ponto positivo é com relação aos cursos presenciais, que passaram a constar na página, com local, dias e carga horária- o que não acontecia anteriormente.  A Eapsus acompanha todo o processo de formulação dos cursos, desde a parte pedagógica, até a entrega de certificados. “É importante saber quais regiões de saúde oferecem capacitação presencial, principalmente para multiplicar essas ideias e ter uma troca de experiências entre os profissionais”, afirma a gestora.

 

Conveniada a 27 instituições de ensino superior, a Eapsus também é responsável por gerenciar as vagas de estágio ofertadas aos estudantes de cursos de graduação e de ensino técnico nos cenários da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). No último ano, mais de 19 mil estudantes foram inseridos nos campos da SES, totalizando 75 mil estágios em hospitais e unidades de saúde da rede pública.

 

Treinamento em Serviço

 

Inspirado no modelo da Universidade de São Paulo (USP), o espaço dedicado ao treinamento em serviço também passou por mudanças na página da Eapsus. Agora, o profissional que busca por uma oportunidade de aperfeiçoamento em áreas específicas já sabe onde encontrar. Com vagas para 14 categorias, o treinamento em serviço é para profissionais formados, inscritos no devido Conselho de Classe e com seguro contra acidente pessoal.

 

Na página, ao buscar por sua categoria, o profissional encontra, além do local da vaga, o setor de referência na unidade de saúde; os meses e dias da semana disponíveis para o treinamento; as atividades que serão desenvolvidas no período, e a carga horária, que é limitada a 180 horas. O tempo de treinamento pode ser adicionado ao currículo como experiência, com certificação emitida pela Eapsus.

 

A diretora da Escola conta que o treinamento em serviço “é uma oportunidade de se qualificar após a formação, e, até mesmo, mudar a esfera de atuação”. Segundo ela, “é diferente do estágio, porque o treinamento é para pessoas que já possuem uma vida profissional, então pode ser considerado um destaque na carreira, principalmente em casos de remoção”.

 

As atividades realizadas durante o treinamento em serviço não são remuneradas, mas contam com supervisão de profissionais com a mesma formação e nível hierárquico equivalente. As vagas também podem ser ocupadas por pessoas de outros estados, que desejam obter experiência na rede pública do DF.

 

Outras novidades

 

Além dos espaços reservados para informações sobre cursos, treinamento em serviço e outros assuntos de destaque, duas novidades foram adicionadas a pagina: contato com os Núcleos de Educação Permanente (Neps) e Visita Técnica.

 

Os Neps são os responsáveis pelas ações de educação permanente nas regiões de saúde, além do desenvolvimento dos servidores, por isso é tão importante saber onde eles estão localizados e os horários de atendimento. Também é necessário se atentar à legislação específica para solicitar visitas técnicas em hospitais e outras unidades de saúde. Agora, o site conta com essa informação para facilitar a vida do usuário.

 

A página ainda pode passar por outras mudanças, mas Fernanda acredita que as novidades concretizadas, inclusive no layout da página, “comunicam melhor e diminuem as dúvidas dos usuários”.

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907