Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/24 às 14h28 - Atualizado em 14/06/24 às 15h50

Divulgado processo seletivo para complementação da formação de auxiliar em saúde bucal para técnico em saúde bucal

COMPARTILHAR

O edital da Escola Técnica de Saúde de Brasília oferta 150 vagas e possui critérios específicos para se candidatar

 

Natalia Oliveira, da Fepecs

 

A partir deste sábado (15), auxiliares em saúde bucal que têm interesse em se capacitar como técnico em saúde bucal podem se inscrever no processo seletivo da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), que divulgou edital com oferta de 150 vagas e possibilidade de criação de cadastro reserva. O curso é uma complementação da formação de auxiliar para técnico, com carga horária de 890 horas, distribuídas em encontros presenciais na Etesb e em cenários de prática da Secretaria de Saúde (SES), além de atividades extraclasse e aulas virtuais.

 

A oportunidade é restrita aos profissionais que possuem o certificado de auxiliar em saúde bucal, tendo em vista que eles já cursaram boa parte da carga horária. A complementação também garante melhor colocação no mercado de trabalho, com ganho salarial e mais chances de emprego. “Essa é a segunda vez que lançamos um edital nesses moldes, e nosso desejo é que haja adesão por parte dos profissionais, pois o objetivo da escola é capacitar todos que buscam expandir suas carreiras na área de saúde bucal”, afirma o diretor da Etesb, Roberto Carlos Louzeiro.

 

Em recente levantamento, o Ministério da Saúde (MS) divulgou dados cuja expectativa é de que, entre 2024 e 2025, sejam formados cerca de 40 mil técnicos em saúde bucal. “Estamos trabalhando para ajudar na formação desses profissionais, e, dessa forma, impulsionar o Distrito Federal a contribuir com a meta do Ministério”, garante o diretor.

 

Inscrição e classificação

 

Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve observar alguns pré-requisitos, além da certificação de auxiliar em saúde bucal, como idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. O formulário de inscrição exige o envio de documentos que comprovem os critérios do edital, e devem ser encaminhados em formato PDF, sob pena de não ter a inscrição efetivada.

 

O período de inscrição começa nesse sábado (15) e segue aberto até o dia 24 de junho, no site da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Cada candidato poderá realizar apenas uma inscrição, e incorre no risco de ser eliminado do processo seletivo caso apresente informações inverídicas ou incompletas.

 

A classificação do candidato se dará por ordem de inscrição, obedecendo à quantidade de vagas. As aulas vão ocorrer no período matutino, mas como são, em sua maioria, realizadas em cenários de prática, o diretor da Etesb assegura que é observado o local de residência do aluno, de forma que, “ao encaminhá-lo ao cenário, a gente procura dentro das vagas ofertadas, o local mais próximo de sua casa, pois isso estimula o estudante a não desistir”. Roberto conta que a Etesb mantém uma política alinhada aos concursos oferecidos pela SES, pois “hoje não há mais concurso para auxiliar, apenas para técnico em saúde bucal, então sempre estamos pensando em maneiras de inserir o máximo de profissionais no sistema único de saúde”.

 

Cronograma

 

Inscrição: 15 a 24 de junho

 

Homologação do resultado final e convocação para matrícula: 11/7

 

Efetivação de matrícula: 15/7 a 18/7

 

Início das aulas: 22/7

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907