Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/04/22 às 9h40 - Atualizado em 11/05/23 às 15h19

Com o apoio da FEPECS, projeto “Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde” já está em andamento

COMPARTILHAR

 

 

O Hospital Sírio-Libanês (HSL), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e com o apoio da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) colocaram em prática o Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS).

 

O objeto prioritário do Projeto é a qualificação do programa da preceptoria de residentes e graduandos no SUS, bem assim como da qualificação do cuidado, por meio de iniciativas educacionais e intervenções no contexto real do mundo do trabalho onde os participantes estão inseridos. O destaque do Projeto são as intervenções a serem propostas pelos participantes das iniciativas educacionais, com foco na transformação da realidade/contexto em que se encontram.

 

Os Cursos de especialização do DGPSUS são: (i) Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS – GPRS; (ii) Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS – PSUS; e (iii) Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS – QSUS.

 

GPRS – Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS

 

A população-alvo da iniciativa educacional GPRS está direcionada aos coordenadores (as) de Comissão de Residência Médica – COREME; coordenador(a) da Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU; coordenador (a) de programa de residência médica, uniprofissional ou multiprofissional, implantado ou a ser implantado; e profissional(is) da Secretaria Municipal de Saúde responsável(is) pela articulação ensino-serviço.

 

Objetivos

Capacitar profissionais de saúde para a construção/implementação e/ou gestão de programas de residência em saúde, considerando os princípios do SUS, as diretrizes para a elaboração de currículos integrados e orientados por competência e as políticas públicas para graduação e pós-graduação de profissionais de saúde. De forma a contribuir com a formação de especialistas prioritários para o sistema de saúde vigente.

 

PSUS – Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS

 

A iniciativa está voltada para profissionais de saúde das diferentes profissões da área da saúde que atuam como preceptores, de residentes e graduandos, em cenários reais de cuidado à saúde e para profissionais dos serviços e/ou das instituições de ensino com alguma vinculação na formação e desenvolvimento de pessoas nos cenários do SUS, como profissionais que atuam na integração ensino-serviço.

 

Objetivos

Capacitar profissionais de saúde na abordagem sócio-construtivista da educação, com ênfase na facilitação de processos educacionais na saúde que utilizam metodologias ativas de ensinoaprendizagem, visando a qualificação da preceptoria.

 

QSUS – Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS

 

Preceptores ou futuros preceptores de programas de residência em saúde preferencialmente envolvidos em atividades relacionadas à qualidade e segurança dos hospitais selecionados; Coordenadores e profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente ou área da Qualidade dos hospitais; Coordenadores do Núcleo de Segurança do Paciente e/ou área da Qualidade ainda a ser implantada; Responsáveis técnicos da enfermagem, da área médica, de outras áreas assistenciais e gerente administrativo ou pessoas por eles indicadas.

 

Objetivos

Capacitar preceptores de programas de residência em saúde e profissionais de hospitais públicos para o desenvolvimento de iniciativas da qualidade em saúde, sua implementação e monitoramento, de forma a contribuir para o aprimoramento dos cenários de prática dos programas de residência, preparar os residentes para integrar a melhoria da qualidade do cuidado em suas práticas, com vistas a ofertar cuidado de qualidade e seguro aos usuários do SUS. Desenvolver Projeto de Intervenção que introduza melhoria da qualidade do cuidado nos cenários de prática das residências em saúde.

 

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde - Governo do Distrito Federal

FEPECS

SMHN 03 - conjunto A - bloco 1 - Edifício FEPECS
CEP: 70701-907