20/02/24 às 8h40 - Atualizado em 19/02/24 às 12h43

Biblioteca da Fepecs realiza exposição de novos livros para comunidade acadêmica

Foram adquiridos 214 exemplares impressos para aprimorar o acervo do local

Natalia Oliveria, da Fepecs

A Biblioteca Central (BCE) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) está com o acervo renovado para o início do ano letivo de 2024. A aquisição de 214 exemplares impressos, conta com 96 títulos na área da saúde e foi feita a partir de sugestões de docentes, estudantes e dos próprios servidores da BCE, que lidam diariamente com a comunidade acadêmica.

Após passar pelo processo de conferência e catalogação, os novos exemplares serão apresentados ao público-alvo nesta terça-feira (20), durante uma exposição que será montada na própria biblioteca. Estudantes das três escolas que fazem parte da estrutura da Fepecs, além de servidores da Secretaria de Saúde (SES) e da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) serão beneficiados com essa aquisição.

Para o coordenador da BCE, Maurício Marques, é fundamental “qualificar o acervo com novos títulos, sejam eles impressos ou eletrônicos”. A ideia de fazer uma exposição com as recentes aquisições é também uma maneira de evidenciar a importância da pesquisa, da leitura e da atualização, tanto por parte de docentes, quanto alunos, residentes e servidores públicos. O coordenador explica que “os livros que estiverem expostos, automaticamente já estarão disponíveis para empréstimo”.

Expectativas

Este ano promete ser bem movimentado na biblioteca. A presença de estudantes em módulos de estudo individuais e nas salas de estudo coletivas já começa a ser frequente com a volta às aulas. Docentes, coordenadores de cursos e das residências também são assíduos no local, que, na última semana, esteve frequentemente cheio.

Na avaliação de Maurício, as pessoas “redescobriram o prazer de estudar após a pandemia”. Segundo o gestor, a BCE planeja fazer compras anuais e já está trabalhando para a aquisição do próximo ano, a fim de manter o acervo sempre atualizado e com livros de qualidade para uma boa pesquisa e estudo aprofundado.

Uma das vantagens de frequentar a biblioteca é que o conhecimento não fica restrito ao local. Após realizar o cadastro na BCE e mantê-lo atualizado, é possível fazer o empréstimo de livros e complementar o aprendizado em casa, pelo período de até cinco dias. Uma vez feito o cadastro, o usuário se beneficia de todos os serviços da biblioteca, que, além de empréstimos, oferece Wi-Fi, computadores e ambiente agradável e silencioso.

A exposição dos novos títulos será aberta nesta terça-feira (20), mas segue até a próxima semana. “Convidamos a comunidade acadêmica para participar e prestigiar essa aquisição, que representa também a necessidade atendida com as sugestões de livros”, conclui Maurício.