26/10/23 às 11h42 - Atualizado em 26/10/23 às 13h04

Auditório da Fepecs sedia evento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

O treinamento, que acontece durante dois dias, é voltado a profissionais que trabalham em comitê de ética e pesquisa em todo país

O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) foi o local escolhido para sediar o Treinamento Regional do Sistema CEP/Conep, que acontece hoje e amanhã, com palestras e oficinas que discutem atualidades e desafios em âmbito local e nacional.

O evento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), realizado em parceria com a Fepecs, é voltado para profissionais que atuam em Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e outros interessados na área de pesquisa em geral. Cerca de 1.800 pessoas se inscreveram para participar de maneira online, além de 150 que optaram por acompanhar o treinamento de forma presencial.

Durante a abertura do evento, a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes ressaltou o “orgulho de recepcionar um evento como esse” e falou da importância do CEP da instituição que “desenvolve um trabalho de excelência, seja na inserção dos acadêmicos no ambiente de pesquisa, ou na publicação para a comunidade científica local, nacional e internacional dos resultados obtidos em nossos periódicos ou revistas de grande prestígio”.

Trabalho do CEP

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Fepecs recebe, em média, 1.200 pesquisas anuais desenvolvidas por servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e por alunos de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), além de trabalhos de diferentes instituições públicas e privadas do DF e de outras cidades do país.

O CEP é uma instância colegiada composta por representantes de diversas áreas do conhecimento, responsável por fazer a apreciação ética de pesquisas que envolvem seres humanos. Toda pesquisa que envolve ser humano precisa, obrigatoriamente, passar por avaliação de um CEP para que possa ir adiante. Isso ocorre porque o principal objetivo de um CEP é a proteção dos participantes de pesquisa.

Subordinado à Conep, que é um órgão do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (MS), o CEP também realiza o monitoramento de pesquisas mais complexas, que implicam em maiores riscos aos participantes envolvidos.

O coordenador do CEP da Fepecs, Marcondes Siqueira Carneiro avalia que encontros como esse “promovem grandes reflexões sobre valores morais e éticos em um mundo dinâmico, de constante avanço científico e tecnológico”. Para ele, “sediar ou participar ativamente de eventos desta natureza é sempre uma honra para qualquer ambiente acadêmico em que ocorra, pois a bioética é o alicerce para a construção de toda ciência feita com responsabilidade”.

Cronograma

O evento teve início nesta quinta-feira (26) pela manhã, e seguirá durante todo o dia, com uma programação extensa, que envolve debates de temas como pesquisas em instituições do sistema único de saúde (SUS) e tira-dúvidas dos participantes.

Amanhã (27), último dia do treinamento, os palestrantes vão falar sobre os sistemas utilizados pelos profissionais que trabalham em CEP’s e as normativas que tratam sobre atualização desses sistemas.

O evento está sendo transmitido pelo canal do youtube institucional e pode ser acompanhado por qualquer pessoa interessada nos assuntos propostos.