EAPSUS - Como sei se o curso que estou fazendo é de uma Instituição Ensino conveniada com a SES/DF

Para resposta acesse a Planilha de Instituições de Ensino Nível Superior e Técnico Conveniadas com a SES/DF acesse http://www.fepecs.edu.br/arquivos/conv07032018.pdf

 

EAPSUS - Estou fazendo um curso na área da saúde e gostaria de saber como fazer estágio na SES-DF?

Para fazer estágio na SES-DF, é necessário que a instituição de ensino seja conveniada com a SES-DF.

 

EAPSUS - Fiz um curso pela EAPSUS. Como posso retirar meu certificado?


Pessoalmente, nos horários de atendimento ao público da EAPSUS.

EAPSUS - Quais são os serviços oferecidos pela EAPSUS

A Escola de Aperfeiçoamento do SUS (EAPSUS) é responsável pela Educação Permanente e Continuada aos servidores da Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF);  gerenciamento do Treinamento em Serviço a servidores e profissionais de saúde nas unidades administrativas e de saúde da SES-DF; visita técnica nos serviços de saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal,  além dos Estágios Curriculares e Atividades Práticas Supervisionadas desenvolvidas nas estruturas orgânicas da SES por estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e de graduação de instituições públicas e privadas conveniadas

EAPSUS - Um amigo pode retirar o certificado de um curso que fiz na EAPSUS?

Sim. Basta apresentar uma procuração simples, juntamente com a cópia de um documento de identidade de quem fez o curso.

 

ESCS - A ESCS é Pública?

Sim. A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) é uma Instituição de Ensino Superior pública, que oferece dois cursos de graduação (medicina e enfermagem), reconhecidos pelo MEC, e pós-graduação (programas de residência, mestrado e doutorado).

ESCS - A ESCS possui Cursos de Pós-graduação?

Sim, a ESCS oferece programas de residência, mestrado e doutorado.

ESCS - A ESCS possui Pesquisa Acadêmica?

Sim, por intermédio dos programas de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de programa de fomento à pesquisa, sob a responsabilidade da Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica (CPECC/ESCS).

ESCS - Como é feita a inscrição no SISU?

A inscrição no SISU deve ser feita, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do ENEM, através dos links: http://enem.inep.gov.br e http://sisualuno.mec.gov.br

ESCS - O que é a Residência Médica da ESCS?

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, na forma de especialização Lato Sensu, destinada a profissionais com graduação em medicina, caracterizada por treinamento em serviço e atividades teórico-complementares, sob a orientação de profissionais de reconhecida qualificação.

Os programas de residência médica são realizados nas unidades da SES-DF e, excepcionalmente, quando a complementação do programa mínimo obrigatório da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) assim o exigir, poderão ser realizados em outras Instituições conveniadas ou cooperadas.

ESCS - O que é ENEM/SISU?

ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, cujo objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da escolaridade básica. Para mais informações sobre o ENEM, acesse o link: http://enem.inep.gov.br.

O SISU é o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação por meio do qual as Instituições Públicas de Ensino Superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM. Para mais informações sobre o SISU, acesse os links: http://sisu.mec.gov.br e http://www.escs.edu.br/arquivos/Portaria21de5_9_2012.pdf

 

ESCS - O que é o Núcleo de Evidências?

O Núcleo de Evidências, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (NEv/SES), é uma iniciativa subsidiária do componente brasileiro da Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNET Brasil), cujo objetivo é promover a gestão do conhecimento e disseminar evidências científicas produzidas pela pesquisa em saúde, nacional e internacional, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão dos gestores da SES/DF.

ESCS - Onde está localizada a ESCS?

 

A ESCS possui duas Unidades que estão localizadas nos seguintes endereços:

• SMHN Quadra 03, Conj. A Bloco 01, Ed. FEPECS, Asa Norte, Brasília - DF;

• QR 301, Conj. 04, Lote 01, Samambaia - DF.

ESCS - Onde posso ver o resultado e as chamadas do SISU?

 

O Resultado final do SISU é divulgado no site: http://sisu.mec.gov.br, de acordo com cronograma divulgado pelo Ministério da Educação. As chamadas posteriores para as vagas remanescentes são divulgadas na página da ESCS: http://www.escs.edu.br/index.php/sisu, de acordo com o Edital ESCS/SISU.

ESCS - Os cursos de graduação da ESCS são em horário integral. Tem aulas à noite?

 

Os Cursos de Medicina e Enfermagem da ESCS são ministrados em horário integral, não havendo aulas no período noturno.

 

ESCS - Qual a forma de ingresso na ESCS?

 

O ingresso aos cursos de graduação da ESCS pode ocorrer de três formas:

  1. Regular: por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
  2. Transferência Facultativa: mediante processo seletivo de estudantes de instituições de ensino superior, no caso de existência de vagas remanescentes de desligamentos e transferências.  
  3. Transferência Obrigatória:  a qualquer tempo e independentemente de vaga, concedida nos termos da Lei 9.394/1996 a servidores públicos, civis e militares, ou seu dependente estudante, removidos ex-ofício para o Distrito Federal, conforme a Resolução/CEPE nº 02/2018.

ESCS - Qual é a metodologia de ensino da ESCS?

 

A ESCS utiliza metodologias de ensino-aprendizagem como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Problematização. Possui como estratégia pedagógica a adoção de um currículo integrado, fundamentado no construtivismo e no humanismo, o ensino centrado no estudante e a integração entre o ensino, serviços e comunidade, através da inserção precoce nas práticas profissionais.

A Problematização possibilita aos estudantes a oportunidade de vivenciar o cotidiano das práticas nos serviços de saúde, entrar em contato com a realidade e identificar junto aos profissionais e à comunidade problemas e situações relevantes, fazer reflexão crítica e propor alguma intervenção. A dinâmica do processo de aprendizagem é analisar e refletir sobre uma situação problema, buscando sua compreensão e fundamentação, para formular hipóteses que a solucionem e que possam ser colocadas em prática para que sejam validadas. A organização dos conteúdos está sustentada na interdisciplinaridade, e tem a ética, o processo saúde-doença, a comunicação e o trabalho em equipe como temas transversais em todos os módulos temáticos e práticas profissionais. As turmas são compostas em pequenos grupos onde o docente é o facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

ESCS - Qual o número de vagas para Medicina e Enfermagem na ESCS?

 

São ofertadas 80 (oitenta) vagas para o curso de Medicina e 80 (oitenta) vagas para o curso de Enfermagem da ESCS. O candidato poderá optar por concorrer pelo Sistema Universal (48 vagas/curso) ou pelo Sistema de Cotas (32 vagas/curso), que reserva 40% das vagas para quem cursou todas as séries do Ensino Fundamental e Médio em escolas vinculadas à Secretaria de Educação do DF, conforme a Lei Distrital nº 3.361/2004 e o Decreto nº 25.394/2004.

ESCS - Quando começam as aulas da ESCS?

 

Conforme o Calendário Acadêmico dos Cursos de Medicina e Enfermagem, que são divulgados anualmente no site da ESCS. http://www.escs.edu.br/index.php/calendario/medicina e http://www.escs.edu.br/index.php/calendario/enfermagem

ESCS - Quem pode fazer Residência em Área Profissional da Saúde?

 

Todos os profissionais de saúde, exceto médico, formados e com inscrição no Conselho de Classe podem participar do processo de seleção, o qual ocorre anualmente entre os meses de novembro e fevereiro.

ESCS - Se o candidato ingressar no Curso de Graduação em Enfermagem, pode depois transferir para Medicina?

 

Não, na ESCS não existem transferências entre cursos.

 

ETESB - É uma escola pública?

Sim. A ETESB é uma escola pública, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal

FEPECS - O que são informações pessoais?

 

Informações pessoais são aquelas relacionadas à pessoa natural identificada ou identificável, cujo tratamento deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais. As informações pessoais terão seu acesso restrito, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produção.